quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Torção de tornozelo.

Em 2007 tive uma torção no tornozelo que resultou na ruptura de 5 ligamentos, tive de usar um apoio de gesso no pé durante uns 20 dias e depois de todo esse tempo percebi que deveria ter sido um tempo maior com a base de gesso para poder sarar melhor os ligamentos... o que me leva a ter tanta certeza disso? Sexta-feira passada tive mais uma torção, pisei em um buraco na rampa de uma calçada... virei os dois pés, chorei de dor, fui parar na UPA, depois no Hospital para um ortopedista avaliar melhor, que por estar de mau humor, cansado de plantão e péssimo em atendimento, me mandou pra casa com uma faixa no pé... nem gesso colocou... agora tou me informando sobre todos os detalhes de uma lesão dessas e olha o que encontrei:

Veja alguns trechos da matéria que foi encontrada aqui.

Todo mundo está sujeito a torcer o pé. Pode acontecer durante uma caminhada normal, basta ter um buraco na calçada, a pessoa pisa torto, força o tornozelo e ... pronto! A região fica inchada, dolorida, e os ligamentos sofrem lesões que podem ficar para sempre.

Tipo de lesões:

Torção leve
Ligamentos se distendem, mas não se lesionam por dentro. Aparece inchaço e dor, mas a articulação permanece estável e não há prejuízo futuro.

Torção moderada
Ligamentos se distendem acima de sua capacidade elástica e sofrem lesões internas. Pode haver ruptura parcial ou integral de um ligamento. Se bem tratadas, as lesões cicatrizam e a articulação volta a funcionar normalmente.

Torção grave
A cápsula articular e vários ligamentos se rompem parcial ou integralmente, deixando a articulação instável. Os ligamentos podem cicatrizar totalmente, mas as chances são menores.

Em outras palavras, a torção é um movimento anormal dos ossos que provoca lesão do ligamento. É menos grave que a luxação, que o ligamento se rompe e a articulação sai totalmente do lugar.

As torções podem vir a provocar também fraturas, que são lesões do tecido ósseo. O especialista avalia o inchaço para ver se o ligamento pode estar lesionado ou se houve fratura. Em muitos casos, ele vai pedir exames de radiografia - para verificar os ossos - e ressonância magnética - que mostra se os ligamentos estão bem.

A recuperação dos ligamentos é lenta e depende do tipo de lesão. Primeiro, a área fica inflamada, o que em média demora três dias. Depois, o ligamento começa a reconstruir as fibras, alinhando-as corretamente. Nesta fase, que pode durar até um mês e meio, é importante manter a articulação imobilizada. Por fim, o ligamento leva até um ano para voltar ao que era antes da contusão.

É importante respeitar os prazos de recuperação para que o tornozelo fique forte. Quando os ligamentos não cicatrizam direito, pode ocorrer um quadro conhecido como instabilidade crônica, que provoca novas torções ao longo do tempo.

Legal essa matéria, responde porque minha mãe tem tanta facilidade em virar o pé e se machucar... provavelmente ela não se recuperou totalmente das lesões e eu estou caminhando pro mesmo caminho infelizmente... a rede do SUS não faz ressonância magnética nesses casos, o máximo que fizeram foi colocar uma faixa e me mandar pra casa. Era pra ter ficado com a faixa 4 ou 5 dias... tirei no 2 porque molhei acidentalmente na hora do banho... agora tou passando gel anti-inflamatório e colocando a faixa de manhã e tirando de noite... e assim vou levando pra ver se vai sarar, porque não posso ficar com o pé descansando 1 mês e meio, quem vai fazer a faxina em casa? Lavar roupa e os outros serviços de casa? Fora que sempre vou na esquina de casa pra comprar carne... e já fui duas vezes essa semana, hoje vou de novo... Acho que meu tornozelo não vai sarar completamente... Única forma é tentar ficar mais quieta com o é pra cima, o que melhora a dor, mas isso não passa de 3 horas por dia, o resto é caminhando e caminhando, dentro e fora de casa. Pelo menos vou retomar minha dieta, voltei a fazer a do ovo hoje, se eu estiver mais "leve" o tornozelo vai sofrer menos impacto ao caminhar...
Bjos,
Jake

2 comentários:

  1. às vezes a vida nõa deixa a gente se cuidar mesmo, né?... Quando for andar por aí, tenta usar um tênis com um bom amortecedor, talvez ajude um pouco...
    Sei bem como essas torções são terríveis.... Quando dançava ballet, torci o pé de um jeito que fiquei quase um mês sem dançar pq doia de mais...

    Passando para desejar um ótimo dia!
    Liz<3
    The Red Lil' Shoes Blog

    ResponderExcluir
  2. Ai que horror, eu sou meio desastrada e morro de medo de me machucar! bjao flor

    Aninha
    www.coisasdaaninha.com.br

    ResponderExcluir

Deixe seu recadinho, assim que puder respondo.