sábado, 20 de outubro de 2012

Águas termais auxiliam no cuidado da pele

Ricas em sais minerais, águas termais auxiliam no cuidado da pele; conheça suas funções.
Por Ciça Vallério
Os especialistas recomendam usar a água termal em jatos sobre o rosto pela manhã e à noite, após tirar a maquiagem. Ela também pode ser usada durante o dia, para refrescar a pele em dias muito secos ou quentes.

Pode até parecer mais uma invencionice do mundo da beleza, que a cada instante vêm com mais uma descoberta para estimular o consumo. Mas o uso dermatológico de águas termais é de conhecimento milenar: a alta concentração de sais minerais e de oligoelementos (microminerais) lhe confere propriedades terapêuticas, tais como função regeneradora, calmante, hidratante e, claro, refrescante - ainda mais para o verão escaldante que vem por aí.

Diferentemente das europeias, as brasileiras começam a adquirir o hábito de usufruir das versões em sprays, cuja oferta cresce nas prateleiras. Os componentes presentes na sua composição ajudam ainda a recuperar a pele queimada, inclusive pelo sol, por causa da sua ação cicatrizante. Por isso é indicada também para amenizar a irritação da pós-depilação e pós-barba. Dermatologistas costumam recomendar água termal em casos de pele sensível e de dermatites, como rosácea, eczemas e psoríase.

Outra vantagem é a hidratação. Durante a transpiração, a pele perde, juntamente com o suor, eletrólitos e minerais, como sódio, potássio e magnésio. Borrifar água termal sobre a superfície cutânea é uma maneira de repor água e minerais eliminados. O produto deve ser utilizado para hidratar a pele em situações de baixa umidade do ar, como no inverno seco e em ambientes com ar condicionado.

A concentração de minerais ajuda a aliviar esses desconfortos, mas não substitui os hidratantes protetores que impedem a evaporação excessiva de água da pele. Esse produto também adquire função protetora contra os efeitos nocivos da poluição na pele, pois diluem as substâncias químicas que temporariamente se depositam na superfície da pele, minimizando a agressão na falta de tempo ou oportunidade de lavar o rosto.

Veja abaixo as classificações de acordo com sua composição:

- Ferruginosas (ferro): alergias e acne juvenil
- Cloretadas sódicas (cloreto de sódio: aliviam pele irritada
- Sulfurosas (tipo de enxofre): doenças da pele
- Sulfatadas (tipo de enxofre): anti-inflamatório
- Cálcicas (cálcio): eczemas e dermatoses
- Silicatadas (sílica): anti-inflamatório e suavizente
- Alcalinas (Ph): hidratam a pele
- Ácidas (Ph): regularizam o Ph da pele
- Oligominerais: higienizam a pele

Então, as águas termais funcionam como um lava-rápido da face, que pode ser aplicado ao longo do dia, mesmo sobre hidratante, filtro solar e maquiagem. Mas, a água termal poderá diminuir a fixação de maquilagem que não seja à prova d'água, borrar pós, bases e diluir filtros e hidratantes.

Água termal rica em selênio e manganês ajuda na prevenção do envelhecimento, pois é antioxidante e combate os radicais livres. O magnésio tem ação calmante e ajuda a proteger a pele das agressões externas. O enxofre estimula a eliminação de células mortas e está associado ao rejuvenescimento. O silício estimula a produção de colágeno, ajudando a preencher as linhas de expressão e a dar mais firmeza à pele. Mas é importante saber que os sais minerais não penetram na pele, sua ação é superficial, agindo basicamente como hidratante por causa da sua capacidade de reter água.

Eu não sabia pra que serviam... e vocês gostaram?
Matéria completa, inclusive com a origem da água termal pode ser lido aqui.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recadinho, assim que puder respondo.